A origem do batom

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Que todas as mulheres amam batons, e que ele é um item de maquiagem fundamental para o público feminino que gosta de make, a gente já sabe, mas você já se perguntou como ele surgiu? fiz uma pesquisa e descobri muitas curiosidades sobre o seu surgimento, o post vai ser um pouco longo, mas vale a pena, vamos conferir.

Busto da rainha egípcia Nefertiti (museu de Berlim)
 O batom (do francês bâton ) é seguramente um dos hábitos mais antigos do universo da ornamentação feminina.
A sua origem remonta ao tempo dos egípcios quando as mulheres tinham o costume de usarem pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios. No entanto, contrariamente ao que é normal referir-se, o uso de corantes para decorar os lábios não foi instituído por Cleopatra. No museu de Berlim, na Alemanha, pode-se ver no busto de Nefertiti, a rainha egípcia esposa do faraó Akhenaton, que os lábios femininos já eram pintados mil anos antes da era de Júlio César.


No mundo antigo eram utilizados produtos naturais para se pintar os lábios. As mulheres gregas usavam uma raiz vermelha chamada “polderos” misturada com cera de mel para dar um aspecto mais saudável e úmido aos lábios. As mulheres das altas classes do Egito usavam “púrpura de Tyr” que nada mais era que uma tinta, bastante rara, produzida na cidade fenícia de Tiro.
O batom começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra através do século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. Criou-se então um padrão de moda feminina em que a cara era tornada o mais branca possível, com a ajuda de cremes, e assim contrastava com os lábios bem vermelhos. Por essa altura o batom era confeccionado a partir de cera de abelha e tintas vegetais.

O formato dos batons também passou por processos de modernização. Por volta do ano de 1915, apareceu nos Estados Unidos um derivado do “baton serviteur”: um colorante labial em forma de um pequeno tubo metálico. A sua aceitação na América do Norte foi quase instantânea. Em 1921 a revista Vogue publicitava esse “tubinho” como um acessório de elegância que todas as mulheres de classe deveriam possuir.
A fórmula sólida do batom só teve início na década de 1930. Mesmo assim a receita básica não sofreu radicais mudanças. Ela é, até hoje, uma dispersão de cores em uma base gordurosa, permitindo assim a fácil aplicação de uma camada uniforme.Com a evolução da indústria cosmética, atualmente o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol. ( fonte: http://origemdascoisas.com/ )

Fotos extraídas do Google 
Espero que vocês tenham gostado, fiquem todos na paz de Cristo.

13 comentários:

CaH de Carina - Wishlist Store disse...

Ontem estava lendo sobre isso, muito legal.
Também li que engolimos de 4 a 6 quilos de batom na vida rsrs.

Amei teu post.
Beijo
Blog
Instagram
WL Store

Jéssica Coelho disse...

Nossa que legal eu nem sabia disso!
Beijos Jéssica R. Coelho

Thalma Loyane disse...

Amei a historia do batom... As mulheres ja arrasavam desde sempre, sempre vaidosas e tal. A tecnologia so fez melhorar tudooo *-* ameei

http://somosdiwas.blogspot.com.br/

Nequéren Reis disse...

Que máximo eu amei as cores do batom.
Siga e curta o meu Canal: https://www.youtube.com/user/NekitaReis
TSU: https://www.tsu.co -Nequeren

Amanda Vitória disse...

Eu já conhecia, acho isso incrível ♥

Beijos! (http://amandavitoriaoficial.blogspot.com)

Lulu on the Sky disse...

Olá, Estrela!
Não conhecia a história do batom e hoje em dia não vivo sem um deles.
Bom fds.
Big beijos

Lulu on the Sky

Luana Melo disse...

Adooorei o post, a gente usa tantos itens no dia a dia e que nem imaginamos como surgiu e tudo mais. Faz mais posts do tipo <3

www.monteolook.com

Ritinha disse...

Vou fazer sim querida, pode deixar, beijinhos

Ritinha disse...

Nossa !!! isso eu não sabia rsrsrs

Ritinha disse...

Também acho amiga, beijos

Ritinha disse...

Ai nem eu querida rsrsrs, beijos

Ritinha disse...

Super criativas as mulheres na busca da beleza né? beijos

Ritinha disse...

Que bom que vc gostou querida, seja sempre bem vinda.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial